Início do inverno: Uma estação de contrastes
- institutojapi
- 20 de jun.
- 5 min de leitura

No Brasil o inverno se inicia no dia 20 de junho e se estende até o dia 22 de setembro, essa estação é conhecida pelo mundo todo, por apresentar baixas temperaturas com dias mais curtos, e noites mais longas, mas o Brasil com seus 8.510.000 KM² possui características de um inverno muito heterogêneo.

Por apresentar um território extenso e diverso, o clima do Brasil, não seria diferente, pois em cada região, ele se apresenta de uma forma, podendo exibir características distintas.

Na região Norte, mais especificamente na Amazônia, o inverno apresenta uma menor pluviosidade e as temperaturas continuam elevadas, bem diferente da região Nordeste, em que o inverno apresenta uma estação seca e as temperaturas podem ser baixas, mas não chega a ser um inverno intenso, essa região é tão variável que a Chapada Diamantina já registrou mínima de 1ºC!
Já na região Sul e Sudeste temos as clássicas características do inverno, ou seja temperaturas muito baixas, a formação de geadas e a geração de vapor durante a expiração, em regiões serranas como a Serra Catarinense e a Serra Gaúcha é possível a presença de neve, nessas regiões é mais comum a ocorrência de frentes frias trazendo massas de ar polar.

No Centro-Oeste o inverno acontece junto com a seca, trazendo a ausência de chuvas, baixa umidade do ar e aumentando o risco de queimadas, as temperaturas podem apresentar uma pequena queda quando se compara com o verão, mas é improvável um inverno intenso.
"O ar fresco da manhã, um convite sutil, anunciava o inverno na Mata Atlântica. Dona Cutia sentiu a umidade, um sinal para buscar abrigo. No alto, o macaco-prego Chico observou as gotas de orvalho nas bromélias, enquanto o sol lutava para romper a névoa.
No chão, a anta Tapira percebia o silêncio diferente. Famílias de gambás se aninhavam em ocos, buscando calor. Até as orquídeas pareciam mais contidas, e as samambaias balançavam na brisa fria.
Dona Cutia achou um refúgio sob as raízes de uma gameleira. Chico e seu grupo se enroscavam, e Tapira adaptava sua busca por alimento. O inverno na Mata Atlântica era um tempo de sutilezas, de cores mais sóbrias e ritmos mais lentos, revelando a beleza e resiliência da vida que se adaptava, aguardando o próximo ciclo." Autor: Gustavo Alves (@gustavis_is)

Assim como nós seres humanos, a fauna também é afetada pelas mudanças de estação, e desenvolvem adaptações e estratégias de alimentação, procura por abrigo, que os proteja do frio, além de ativar mecanismos como entrar em estado de torpor e brumação (estado de dormência similar à hibernação, mas que ocorre em animais de sangue frio, como répteis).
Além disso, muitos animais migram para outros locais durante o inverno, em busca de condições mais favoráveis, e toda essa mudança pode causar estresse, gerando perda de peso e tornando-os mais vulneráveis a doenças.
Tendo em vista todas essas adaptações, ainda assim muitos animais acabam sofrendo com o frio, por exemplo animais domésticos de rua, infelizmente não tem um abrigo para se aquecer, e muitas ONGs, desenvolvem projetos para criar abrigos improvisados com caixas de papelão, mantas e lonas, e a nossa ajuda é de extrema importância, além disso podemos ajudar os animais silvestres também, evitando queimadas e a poda excessiva de folhas, galhos e arbustos, que são os principais meios deles se aquecerem.
Mas esses desafios também se estendem para a flora, que enfrenta a diminuição da luminosidade, escassez de água e o frio, e para enfrentar essas adversidades elas desenvolvem métodos como a dormência que (diminui o seu crescimento e atividades metabólicas) e a deciduidade (perda das folhas, ajudando no controle da transpiração e prevenção de danos).
Suas adaptações vão muito além disso, com as mudanças de temperatura, tem plantas que desenvolvem cascas mais grossas, outras apresentam cutículas e pelos nas folhas e caules, que ajudam na redução da perda de água por transpiração e até mecanismos de enrolamento das folhas, que enrolam para proteger as gemas e brotos mais sensíveis.
Algumas das espécies nativas do Brasil têm resistência ao inverno sendo elas a Araucária, Ipês, Erva-mate e a Pitangueira, essas são espécies que suportam temperaturas extremamente baixas e estão presentes principalmente no Sul do país, sendo a Araucária o símbolo do Sul.

Assim como nós seres humanos e os animais, as plantas também precisam de atenção no inverno, nesta época do ano é muito importante tomar certos cuidados com as regas, já que a evaporação de água diminui drasticamente, causando apodrecimento das raízes e crescimento de fungos.
Outro ponto importante é a adubação dessas plantas, que deve ser suspendida nessa época, por causa dela entrar em estado de dormência, mas podemos ajudar as plantas de outra forma, com coberturas contra a geada e a técnica chamada Mulching( aplicação de uma camada protetora de folhas secas, palha ou serragem sobre o solo).
E com todos esses cuidados, você sabe quais espécies de plantas se adaptam melhor no inverno? Pensando nisso trouxemos algumas das hortaliças e árvores frutíferas que resistem ao inverno!
Hortaliças e árvores frutíferas que se adaptam melhor a temperaturas baixas:
Alface | Maçã |
Amora | Nabo |
Brócolis | Pitangueira |
Caqui | Repolho |
Cebolinha | Rúcula |
Couve-flor | Salsinha |
Portanto, essa estação pode ser uma caixa de surpresas e adaptações, agora que você sabe todas essas informações sobre nossa fauna e flora, percebe que nenhum outro país é tão único e heterogêneo como o nosso?! Mas e aí, como está sendo o seu o inverno? Vai lá na nossa página do Instagram @institutojapi comentar sobre como está sendo o seu inverno! Eu vou ir ali tomar uma sopa quentinha… até o próximo post! 🥶
Referências Bibliográficas:
PARÂMETROS FISIOLÓGICOS, CARACTERÍSTICAS DE PELAME E GRADIENTES TÉRMICOS EM NOVILHAS NELORE NO VERÃO E INVERNO EM AMBIENTE TROPICAL
Álvaro Moriya SHIOTA1 ; Silvia Ferreira dos SANTOS2 ; Mara Regina Bueno de Mattos NASCIMENTO3 ; Ana Rita Ferreira MOURA1 ; Maiana Visoná de OLIVEIRA2 ; Isabel Cristina FERREIRA
MARASCIULO, Marília . Araucária pode ser extinta nas próximas décadas por conta de desmatamento. Revista Galileu, 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/09/araucaria-pode-ser-extinta-nas-proximas-decadas-por-conta-de-desmatamento.html.
HETZLER, Paul. Hibernation isn't sloth; sloth don't hibernation. NCPR, 2017. Disponível em: https://blogs.northcountrypublicradio.org/allin/2017/10/15/hibernation-isnt-sloth-sloths-dont-hibernate/
Toda matéria. Vinícius Marques. Inverno: quando começa e quais são suas características. Disponível por:https://www.todamateria.com.br/inverno/
Calendarr. Início do Inverno (Solstício de Inverno). Disponível po:https://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-inverno/
Brasil escola.
Rafaela Sousa. Inverno. Disponível por:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inverno.htm
Pesquisa: Gustavo Alves Texto: Gabriela Almeida Artes: Elidiane Prestes
Comments